Rotary

Frank J. Devlyn
Presidente Internacional
(2000-01)

Caros rotarianos do mundo: o novo ano rotário de 2000-2001 será uma experiência gratificante e produtiva para nossa organização. Sinto-me entusiasmado com as possibilidades e oportunidades que os próximos 12 meses nos trarão, e muito apreciaria poder dividi-las com todos, começando com alguns pontos importantes da agenda do nosso Rotary.
   Peço-lhes, logo de início, que desde o primeiro segundo deste ano rotário, vocês mostrem iniciativa. Há muito o que fazer no mundo de hoje.
   Eis o que pretendo que façamos em 2000-2001:
   O primeiro ponto da lista é manter e movimentar os programas atuais do Rotary International e da Fundação Rotária, como a Polio Plus, que necessita do nosso empenho para sua completa execução. Em 31 de dezembro, constataremos que estamos vencendo esta batalha.
   O segundo ponto é uma ação ativa, para o desenvolvimento e retenção do quadro social. Precisamos procurar, ativamente, trazer para os Rotary Clubs, sócios de qualidade e temos que fazer com que o Rotary se torne tão importante e significativo que novos e antigos sócios não pensem em deixá-lo. Necessitamos de rotarianos comprometidos com a instituição para atingirmos as metas estabelecidas.
   Nossa terceira prioridade é trabalhar arduamente para elevar a imagem pública do Rotary. Desejo que o nome Rotary seja instantaneamente reconhecido em todas as comunidades do mundo. Não quero que sejamos reconhecidos como um clube quase secreto de profissionais e homens de negócios, mas como uma comunidade visível, um grupo ativo, interessado em construir pontes de relacionamento e promover mudanças positivas.
   Minha quarta meta é fazer com que clubes rotários e distritos construam mais parcerias. É através da interação com empresas, grupos religiosos, escolas, governos e outras organizações de serviços que poderemos ampliar as oportunidades e potencializar as nossas capacidades, de forma ilimitada.
   Finalmente, procuremos formas criativas de resolver as grandes preocupações mundiais:
   » desenvolvimento populacional, com ênfase nos programas de alfabetização para meninas e mulheres;
   » eliminação da pobreza, enfocando métodos que melhorem as condições econômicas de mulheres e crianças.
   » combate à violência urbana;
   » empregos para deficientes;
   » combate à fome;
   » eliminação da cegueira evitável;
   » auxílio a grupos desfavorecidos.
   Recomendo-lhes, enfaticamente, incluir esses pontos nos planos de atividades dos seus clubes para este ano rotário. Lembrem-se: nenhuma idéia é grande demais, nenhum plano é grandioso o suficiente. Pensem grande, pois temos pela frente um novo século.
   Tomem conhecimento do trabalho das 20 Forças-Tarefas que instituí este ano, que estão à disposição para auxiliar os clubes e distritos na resolução desses problemas. Visitem o meu web site (www.frankdevlyn.org) e o web site oficial do RI (www.rotary.org) que contêm muitas coisas que você e o seu Rotary Club deveriam aprender, para Criar Consciência e Ser Atuante.
   Em 2000-2001 precisamos ter uma fé inabalável no poder e na visão do Rotary. Nós podemos atingir as metas, não importa quão ambiciosas e difíceis sejam. Nós podemos fazer a diferença no mundo, hoje e amanhã.
   Criando consciência e sendo atuantes, poderemos erigir um Rotary no século 21 que aperfeiçoará as nossas comunidades e melhorará o nosso mundo no futuro.
   Amigos e companheiros, à medida que os anos passarem – e eles passarão – e os rotarianos do futuro olharem para trás e constatarem como os rotarianos pensaram e agiram no início do século 21, seja dito que, neste ano, rotarianos ativos e dedicados entraram no novo século e milênio com vigor renovado, dedicação e comprometimento, mostrando a todos que a nova missão do Rotary foi Criar Consciência e Ser Atuante.